sobre o gcem

O que é

Nossos pequenos grupos ou células são chamados de GCEM (Grupo de Comunhão, Edificação e Multiplicação).

O GCEM é um grupo que se reúne nos lares, composto de 10 a 15 pessoas no máximo, com a finalidade de promover comunhão e edificação entre os irmãos, e de dar atenção especial aos novos convertidos, culminando com a multiplicação do grupo; ou seja, com a abertura de um novo grupo que será dirigido por alguém que se desenvolveu dentro do próprio GCEM.

A igreja é o lugar onde as pessoas devem desenvolver relacionamentos significativos, baseados no amor fraternal, com o objetivo de alcançar e abençoar as pessoas.

O grupo existe para cumprir este papel. Lendo atos dos apóstolos, descobrimos que a igreja nasceu com estas características: (Atos 2:46-47).

A Importância do GCEM

O GCEM é o local ideal para a prática da Teologia, Visão e Missão da Comunidade da Graça, pois é no pequeno grupo que estes princípios podem ser melhor aplicados, acompanhados e aperfeiçoados na vida de cada membro, através do pastoreio, comunhão e discipulado.

A Teologia, a Visão, a Missão e o Modelo IDE convergem totalmente para o GCEM: primeiramente os membros tem que experimentar o novo nascimento para poder viver dentro dos valores da Visão, e então juntos, na comunhão do amor, desempenhar a Missão de fazer discípulos de Cristo, seguindo as orientações e disposições da nossa estratégia (Modelo IDE).

A nossa Visão de igreja família só pode ser plenamente vivida no contexto do pequeno grupo, pois ali num convívio de crescente amizade, intimidade e aliançados é que seus membros poderão praticar os valores da Visão que se sintetizam numa só palavra: RELACIONAMENTOS.

Desta forma a Teologia se expressa através do desafio de levar cada membro do GCEM a experiência do novo nascimento. Cada um deve ser regenerado, frutífero, caso contrário, o grupo será um fracasso.

A Visão se expressa nos relacionamentos. Primeiramente cada membro deve ter um relacionamento com Deus, e então relacionamento com a sua família, com os seus irmãos e com os ímpios. Se expressa no viver em amor. Os membros devem aprender os relacionamentos recíprocos para terem relacionamentos saudáveis.

A Missão se expressa no preparo de um novo líder. No GCEM os membros deverão ser desafiados a fazer discípulos, ao IDE, ao discipulado um a um, deverão ser capacitados e treinados para serem líderes e também multiplicarem o GCEM.

A Dinâmica do GCEM

O grupo é lugar de relacionamento, de atendimento das pessoas, de oração e de multiplicação. A reunião do GCEM deve estar baseada na dinâmica dos 4 E’s:

encontro

O Encontro é o primeiro contato das pessoas umas com as outras, quando chegam ao grupo. Deve haver uma interação entre os membros do grupo antes do tempo reservado para os cânticos e o compartilhar da Palavra e oração. O quebra-gelo é uma oportunidade das pessoas falarem e sentirem-se absolutamente a vontade no grupo. Sentindo-se a vontade para falar sobre assuntos simples, elas poderão falar sobre assuntos mais particulares posteriormente. O dirigente deverá buscar a Deus para saber qual a melhor pergunta para o quebra-gelo, pois ele levará as pessoas a se abrirem e ficarem mais soltas e receptivas para a continuidade da reunião.

exaltação

A Exaltação é o momento de o grupo agradecer e elogiar a Deus; louvar e exaltar ao Senhor Jesus Cristo por todos os benefícios recebidos. Louvar a Deus, exalta-lo, bendize-lo e honra-lo com cânticos e palavras de amor é essencial para a operação do Espírito Santo manifestando a presença do Senhor. O dirigente deverá estar atento, pois este é o momento muito apropriado para levar as pessoas ao batismo no Espírito Santo (Efésios 5:18-20).

edificação

A Palavra de Deus, sintetizada no boletim deve ser usado como uma ferramenta que promova edificação e interação entre os membros do grupo. Não deve ser lido como em uma missa. O papel do dirigente nesta parte não será o de pregador ou de mestre, mas sim de facilitador da participação de todos, para que haja compartilhamento e mútua edificação. No final deste período o dirigente deverá levar o grupo a orar pelas necessidades uns dos outros.

evangelismo

A ênfase principal do GCEM deve ser a grande comissão dada por Jesus a todos nós: “Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo” - Mateus 28:19. A última etapa da reunião deve privilegiar o trabalho evangelístico. O alvo é alcançar os não cristãos através de cada membro do GCEM. O dirigente deve demonstrar para o grupo, com palavras, oração e planos, que todos devem estar envolvidos no crescimento e multiplicação do grupo. Por outro lado, se o dirigente não se preparar convenientemente, através da comunhão íntima com o Senhor, toda esta dinâmica será vazia, fria e sem vida. Para que a presença de Jesus seja realmente manifestada, “...onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, eu estarei no meio deles...”, é necessário que o dirigente invista diariamente num tempo precioso na Palavra, na oração, na adoração e louvor, na intercessão e na guerra espiritual, tudo isto acompanhado de um plano de jejum.

Há pelo menos cinco funções indispensáveis para que um grupo seja sadio e produtivo:

Evangelismo e Integração

Pastoreio

Comunhão

Discipulado e Formação de Líderes

Crescimento e Multiplicação

Estas funções do GCEM deverão ser as prioridades a serem praticadas pelo dirigente, auxiliares e membros do GCEM.

Para desenvolver com sucesso suas funções, o dirigente precisa desenvolver os seguintes hábitos:

Sonho: sonhe em liderar um grupo saudável, que cresce e se multiplica.

Oração: ore diariamente pelos membros do grupo.

Convite: convide semanalmente pessoas novas para visitar o grupo.

Contato: contate regularmente os membros do grupo.

Preparo: prepare-se para o encontro do grupo.

Mentoreamento: mentoreie um auxiliar de líder.

Comunhão: planeje atividades de comunhão do grupo.

Crescimento: comprometa-se com o crescimento pessoal.

LOCALIZAÇÃO

Av. Rio Branco, 141
Londrina - PR

TELEFONE

(43) 3338-3862

E-MAIL

alezachi@cglondrina.com.br
secretaria@cglondrina.com.br